92 9126-9320

Português Brasil English
Serviços Ambientais

Elaboração de Plano de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação

Elaboração de Plano de Manejo e de Gestão de Unidades de Conservação. Todas as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, que deve abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinha. Plano de Manejo é um projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. Estabelece, desta forma, diretrizes básicas para o manejo da Unidade e objetiva estabelecer uma metodologia flexível e dinâmica que permita iniciar o processo de planejamento em um maior número de unidades de conservação, proporcionando a estas um instrumento que irá progressivamente evoluindo em conhecimento e ações.

O Plano deve definir objetivos específicos de manejo; promover o manejo da UC, orientado pelo conhecimento disponível e/ou gerado; destaca a representatividade da Unidade de Conservação no Sistema de UC local, frente aos atributos de valorização dos seus recursos como; estabelece normas específicas regulamentando a ocupação e o uso dos recursos da Unidade de Conservação, zona de amortecimento e dos corredores ecológicos; reconhece a valorização e o respeito à diversidade socioambiental e cultural das populações tradicionais e seus sistemas de organização e de representação social. A elaboração de Planos de Manejo, não se resume apenas à produção do documento técnico. O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão com base no entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde esta se insere. O Plano de Manejo é elaborado sob um enfoque multidisciplinar, com características particulares diante de cada objeto específico de estudo. Ao longo do processo devem ser analisadas informações de diferentes naturezas, tais como dados bióticos e abióticos, socioeconômicos, históricos e culturais de interesse sobre a Unidade de Conservação e como estes se relacionam. Realizamos a prestação desses serviços em Manaus, mas atendido a pedido poderemos faze-lo noutros municípios ou mesmo noutras capitais.

ESTRUTURA DE PLANO DE MANEJO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO   PLANO DE GESTÃO É UM DOCUMENTO QUE NORTEIA AS AÇÕES DE GESTÃO DA UC   PLANO DE MANEJO DA UC LEVA EM CONSIDERAÇÃO A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA