92 9126-9320

Português Brasil English
Serviços Ambientais

Plano de Manejo Florestal Sustentável – PMFS

Desenvolvemos vários estudos que objetivam o manejo de produtos florestais e um deles é o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) ou Plano de Manejo Florestal Comunitário, em pequena escala. Representa o conjunto de planejamentos e técnicas de colheita florestal, adaptadas às condições da floresta e aos objetivos sociais e econômicos do seu aproveitamento. O objetivo deste plano, exigido pela legislação florestal, é orientar a produção madeireira da floresta, assegurar um melhor aproveitamento dos recursos, aumentar a rentabilidade da atividade, reduzir o impacto da exploração, diminuir os riscos de trabalho e promover a sustentabilidade.

Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.

A exploração florestal, ou seja, a produção de madeira e de outros produtos florestais (resinas, raízes, cascas, cipós etc), tem como fonte de matéria-prima legal, somente as florestas exploradas sob regime sustentável, através de Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS ou por meio de desmatamentos autorizados. O PMFS permite sintetizar o ambiente físico (clima, topografia, hidrografia, geologia, solo), socioeconômico (população, economia, infra-estrutura) e biológico (vegetação e fauna).

Esses dados são obtidos através de Literatura, Trabalho de cartografia com zoneamento da floresta em áreas exploráveis (identificação dos tipos florestais) e áreas não exploráveis (Áreas de Preservação Permanentes, áreas inacessíveis à exploração, etc). Levantamento de campo com avaliação do potencial madeireiro, bem como das características da topografia, hidrografia e infra-estrutura da área. O levantamento de campo consiste num inventário amostral único, sistema de amostragem estratificado baseado na tipologia florestal, com unidades de amostra distribuídas aleatoriamente e uma taxa de sondagem de aproximadamente 0,01 a 0,02%.

O Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) apresenta todas as características da exploração e do manejo florestal: ciclo de corte, volume de produção, atividades pré-exploratórias, exploratórias e pós-exploratórias, impactos ambientais e medidas compensatórias. Esses dados permitem projetar a rede de estradas e delimitar as Unidades de Produção Anual durante todo o ciclo de corte. Realizamos a prestação desses serviços em Manaus, mas atendido a pedido poderemos faze-lo noutros municípios ou mesmo noutras capitais.

DIAGRAMA DE PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTAVEL b  FAZENDO CUBAGEM PARA PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTAVEL     PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTAVEL REQUER LEVANTAMENTOS NO CAMPO