Venda de crédito de carbono

Investimento inteligente na zona rural: venda de crédito de carbono, Manaus, AM

Birding Soluções Ambientais sediada em Manaus, Amazonas, oportuniza a você, proprietário rural, a oportunidade de venda de crédito de carbono. Se possui uma propriedade rural com 300 hectares ou mais, a Safe Carbon tem uma oportunidade para você no projeto de venda de créditos de carbono. Para os proprietários com áreas inferiores a 300 hectares, vizinhas, a solução pode estar na união de sua propriedade com mais uma ou mais duas propriedades vizinhas, próximas, formando um bloco com área total igual ou superior a 300 hectares. Propriedades isoladas, menores, não possuem créditos de carbono suficientes para viabilizar a venda deles, e a participação delas no projeto é inviabilizada, portanto, nesse caso, é necessária a constituição de uma Associação entre os proprietários interessados, com Estatuto e eleição da diretoria, para gerir o projeto de venda de créditos de carbono. Ao estabelecer uma associação, os produtores definem claramente os objetivos e a razão de existência do grupo, estabelecendo regras que orientarão suas atividades durante toda a sua existência e essa união pode aumentar a participação dos proprietários e ampliar a escala do projeto. Vender créditos de carbono representa uma fonte adicional de receita para produtores rurais, incentiva a implementação de práticas agrícolas mais sustentáveis, ambientalmente amigáveis, ajuda a promover a conservação de florestas e áreas de preservação, que desempenham um papel fundamental na captura de carbono da atmosfera. O imóvel precisa ser titulado, estar regularizado e sem pendências documentais junto aos órgãos ambientais, pois, havendo pendências, elas podem resultar em restrições legais e dificultar a participação no mercado de venda de créditos de carbono, limitando suas oportunidades de gerar receita adicional e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Mais abaixo nesta página, temos uma seção de “Perguntas e respostas – FAQ”, lá você encontra respostas para as suas dúvidas. Se sua propriedade rural está localizada no Amazonas ou em qualquer outro estado da Amazônia legal, e está elegível para a venda de créditos de carbono, por favor, entre em contato conosco.

Que imóvel rural é elegível para venda crédito de carbono?

Para ser elegível ao projeto de venda crédito de carbono, além de possuir 300 hectares ou superior, é importante que as áreas rurais sejam de florestas nativas, com reserva legal e área de preservação permanente, estejam tituladas e regularizadas nos órgãos competentes. Por outro lado, não estar regularizado ou com pendências, pode resultar em restrições legais e dificultar a participação no mercado de venda de créditos de carbono, limitando suas oportunidades de gerar receita adicional e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Assim, é importante que você busque o quanto antes, regularizar sua situação para ter acesso a esse programa. Isso, vai conferir segurança jurídica, garantir a legitimidade de sua posse e possibilitar o acesso a crédito e investimento. Além de estimular o desenvolvimento econômico do campo, promove a preservação ambiental e viabiliza políticas públicas eficazes. Ao assegurar a estabilidade do negócio agrícola e facilitar a implementação de práticas sustentáveis, a regularização de seu imóvel é um passo fundamental para promover o desenvolvimento sustentável do meio rural, garantindo direitos ao produtor, impulsionando a economia e protegendo o meio ambiente. Priorizar o processo de regularização de seu imóvel rural, é investir no futuro de sua terra, da agricultura e no bem-estar de toda a sociedade. Mais abaixo nesta página, temos uma seção de “Perguntas e respostas – FAQ”, lá você encontra respostas para as suas dúvidas. Veja a seguir o que é preciso para regularizar o seu imóvel rural:

-Ter matrícula imobiliária registrada em cartório;

-Ter a topografia do lote com memorial descritivo e Georreferenciamento registrado;

– Estar regular no CAR (Cadastro Ambiental Rural);

– Se explorar recursos naturais, precisa ter o CTF (Cadastro Técnico Federal) e o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) junto ao IBAMA.

*É importante ressaltar, que nos casos em que o proprietário tiver apenas título definitivo do INCRA, o contrato de crédito de carbono poderá ser assinado e os serviços iniciados, mas o registro dos créditos ficará condicionado a regularização perante o Cartório de Registro de Imóveis, com abertura de matrícula.

Essa etapa é fundamental para garantir a legalidade e regularidade da propriedade para acesso ao projeto de venda de créditos de carbono. Caso necessite, nós poderemos fazer um diagnóstico de sua documentação sem custos, para que você providencie a regularização delas junto aos órgãos competentes. Para mais informação, contate-nos.

Como é feito o cálculo da biomassa de carbono para vender crédito de carbono?

A determinação da biomassa de carbono em cada propriedade rural envolve um processo de levantamento minucioso conduzido pela equipe de profissionais da SafeCarbon, quem inicialmente, custeará todos os custos de estudos, levantamentos, verificação e certificação até a venda dos créditos de carbono. A metodologia é uma abordagem que se concentra na medição e quantificação do carbono armazenado no solo e na vegetação ao longo do tempo. Ela desempenha um papel importante no ciclo do carbono e na identificação de estratégias para obter o máximo de potencial em cada propriedade. A metodologia fornece uma abordagem sistemática para avaliar e quantificar o papel dos solos na mitigação das mudanças climáticas. Os dados serão compilados e submetidos à validação por uma entidade verificadora independente. Após a certificação, os créditos de carbono serão registrados e disponibilizados para venda a compradores nacionais e internacionais, por meio de plataforma digital da Safecarbon, pela qual os proprietários poderão ter acesso com login e senha. Essa abordagem visa facilitar a participação dos proprietários rurais no mercado de carbono e promover práticas sustentáveis. Todo esse processo será conduzido e custeado pela Safe Carbon, sem a necessidade de qualquer aporte financeiro antecipado pelo cliente.  Mais abaixo nesta página, temos uma seção de “Perguntas e respostas – FAQ”, lá você encontra respostas para as suas dúvidas. Para mais informação, contate-nos.

Financiamento do projeto e distribuição da receita pela venda crédito de carbono:

Os produtores não precisarão arcar com os custos dos serviços iniciais, para trabalhar a venda crédito de carbono, tais como levantamentos de campo e cálculos, que serão integralmente cobertos pela Safe Carbon. Importante ressaltar que não será necessário efetuar nenhum pagamento antecipado. Os custos serão deduzidos do valor recebido pela venda dos créditos de carbono. Isso significa que o produtor rural não terá despesas iniciais, já que os custos serão posteriormente deduzidos do montante recebido pela venda dos créditos de carbono. Essa abordagem garante uma participação acessível e mitiga os riscos financeiros envolvidos. Do total de créditos de carbono registrados, 74% do total será transferido aos proprietários rurais, enquanto os 26% restantes, serão cedidos para SafeCarbon em pagamento pelos serviços realizados. Esses serviços englobam desde análises, levantamentos de campo e remoto, monitoramento via satélite, execução de projetos, cálculos, auditorias, certificação, registro e venda dos créditos. É importante ressaltar que os créditos de carbono poderão ser vendidos de uma única vez ou parcialmente. No caso de projetos para Associações a cota de cada proprietário pela venda dos créditos de carbono, será proporcional ao tamanho de cada lote e proporcional aos créditos disponíveis em cada uma propriedade, e o pagamento poderá ser efetuado de uma única vez ou parceladamente, conforme a demanda do mercado. Mais abaixo nesta página, temos uma seção de “Perguntas e respostas – FAQ”, lá você encontra respostas para as suas dúvidas. Contate-nos para mais informação.

Adicione o texto do seu título aquoororoererererei

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.